Radio and PodcastRadio and PodcastLive Radio & Podcasts
Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” artwork
Society & Culture

Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho”

Alta Definição by Joana Beleza

Mar 13, 202631:36Society & Culture

Mário Zambujal foi um jornalista, escritor e argumentista português, nascido em Moura, no distrito de Beja. Iniciou a carreira no jornalismo desportivo, passando por redações como A Bola, Di&aa...

About This Episode

Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” is an episode from Alta Definição by Joana Beleza. Mário Zambujal foi um jornalista, escr...

Podcast

This episode belongs to Alta Definição.

Listen Online

Use the player on this page to stream the episode online.

Episode Details

Published Mar 13, 2026, 31:36 long, audio available.

Questions About This Episode

What is Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” about?

Mário Zambujal foi um jornalista, escritor e argumentista português, nascido em Moura, no distrito de Beja. Iniciou a carreira no jornalismo desportivo, passando por redações como A Bola, Diário de Lisboa e Record. Em 1970 integrou O Século, onde era chefe de redação quando ocorreu o 25 de Abril de 1974, momento que considerou um dos mais marcantes da sua vida profissional. Mais tarde assumiu também a direção do Mundo Desportivo. Paralelamente ao jornalismo, destacou-se na rádio e na televisão, tornando-se uma figura popular através de programas da RTP como Domingo Desportivo e o humorístico Pão com Manteiga. Na literatura revelou uma escrita marcada pelo humor, pela simplicidade e pela atenção às relações humanas. A sua obra inclui títulos como Crónica dos Bons Malandros (1980), que alcançou grande notoriedade, e Histórias do Fim da Rua (1983). Ao longo da vida publicou 19 livros, entre romances, contos e outras narrativas, frequentemente centradas em personagens próximas do quotidiano português. Em 2025 lançou o romance policial O Último a Sair. Mário Zambujal esteve em Alta Definição de Daniel Oliveira, em 2013, numa emissão que pode recordar aqui. O escritor faleceu ontem, 13 de março, aos 90 anos.

Where can I listen to Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho”?

You can listen to Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” online on Radio and Podcast. Open the player on this page to stream the available audio.

Which podcast is Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” from?

Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” is an episode from Alta Definição by Joana Beleza.

How long is this episode?

This episode is 31:36 long.

When was this episode published?

This episode was published on Mar 13, 2026.

Can I save Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” for later?

Yes. Use the heart button on the episode page to add it to your favorite episodes list.

Are there related episodes from Alta Definição?

Yes. This page shows related episodes from Alta Definição when more episodes are available from the podcast feed.

Quick Answers About This Episode

Where can I listen to Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho”?

You can listen to Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” on this page when the episode audio is available from the podcast feed.

Which podcast is this episode from?

Mário Zambujal (1936–2026): “As pessoas devem ter a noção de que chegar a velho já não é mau. A alternativa é pior. O mal é não chegar a velho” is from Alta Definição by Joana Beleza.

What are the episode details?

Published Mar 13, 2026 and 31:36 long